Lean Construction
Uma nova mentalidade empresarial vem sendo aplicada no Brasil. Trata-se da cultura Lean. Também chamada de: Lean Facturing; Lean Production; Produção Puxada ou Modelo Toyota. O Lean Production é um sistema de produção desenvolvido a partir do modelo de gestão da Toyota Motor Company, empresa fundada em 1930 por Sakichi Toyoda.
As principais características desse modelo, no tocante às ferramentas e estratégias empresariais, foram desenvolvidas após a Segunda Guerra Mundial. Porém, mesmo antes da guerra, a empresa já se estruturava conforme a necessidade de atendimento aos seus clientes no Japão.
No início, a Toyota começou a pensar em termos de estoque com base na demanda imediata do cliente, em vez de usar um sistema que antecipa a demanda do mesmo. O Modelo Toyota se concentra em eliminar o estoque; reduzir os custos, com garantia da qualidade do produto e desenvolvimento e respeito pelas pessoas. A melhoria das pessoas, ou seja, dos funcionários consiste em desenvolvimento, preparação e motivação, pois é praticamente impossível atingir um nível adequado de aplicação da filosofia sem pensar no ambiente interno.
Este sistema é um método para eliminar integralmente o desperdício, que se refere a todos os elementos de produção que só aumentam os custos sem agregar valor. Por exemplo: excesso de pessoas, de estoques e de equipamentos. Consequentemente reverte-se no aumento da produtividade. A consequência de todos esses fatores melhora o desempenho das empresas e o sistema da qualidade incorpora-se ao trabalho normal dentro das organizações. Isso torna mais importante que cada mudança realizada traduz-se em melhorias, pois os envolvidos terão motivação para fazê-las.
O pensamento enxuto é uma forma de fazer cada vez mais com cada vez menos, ou seja, menos esforço humano, menos equipamento, menos tempo e menos espaço e aproximar-se cada vez mais de oferecer aos clientes exatamente o que eles desejam. Assim, o Lean Production tem sido utilizado pelas empresas produtivas e prestadoras de serviços como um diferencial competitivo para garantir sua participação de mercado e alavancar seus resultados. Ele pode ser aplicado dentro de qualquer empresa. Não é necessário ter linha de produção ou usar processos como o Kanban ou Just-in-time.
Ele parte do princípio de que são as pessoas que dão vida ao sistema, através do trabalho contínuo, comunicação, resolução de problemas e, consequentemente, crescimento junto da empresa. Isso já foi comprovado cientificamente e pelas grandes corporações. Agora chegou a vez deste investimento ser aplicado nas micro, pequenas e médias empresas. Principalmente para os empresários que querem a prosperidade de seus negócios.
Organização de canteiro
No Lean Construction, a redução na quantidade de processos é a solução para melhorar a organização de canteiro
Descarregamento preciso
Quando possível, os materiais devem ser descarregados já próximos ao seu local de uso, evitando-se o chamado “dois tombos”, que é o descarregamento em um local para posterior movimentação ao ponto de consumo.
Planejamento de armazenamento e logística
Os profissionais que atuam no almoxarifado são informados sobre as compras efetuadas para monitorar as entregas e se antecipar a eventuais atrasos ou outros problemas. Com essas ações, os espaços para armazenamento dos materiais podem ser determinados previamente.
Extensão do canteiro
Apesar de ser um custo adicional, o aluguel de outro terreno para implementar ou estender a área do canteiro pode ser uma vantagem, por propiciar uma estrutura planejada. Além disso, com uma estrutura fixa, e não itinerante, evita-se desperdício de tempo físico e administrativo com as mudanças.
Agilidade na movimentação
Para se reduzir o número de viagens na distribuição dos materiais, pode-se estudar implementos específicos para as gruas visando agilidade na movimentação das cargas e, consequentemente, aumento na produtividade do equipamento. Também é uma opção desenvolver com o fornecedor soluções práticas para o transporte como, por exemplo, encaixes na placas pré-moldadas no lugar dos ganchos.
Monitoramento
O transporte interno de materiais é fiscalizado por checklists, integrantes de um programa de estoque mínimo estipulado no projeto de canteiro.
Materiais paletizados
Na construção enxuta tenta-se seguir o conceito “Just in time”, de chegada dos materiais na hora exata de sua necessidade, e, sempre que possível, já paletizados, para facilidade de movimentação.
Fontes: Revista Téchne- ABRIL 2012
http://leanconstruction.wordpress.com/
Veja mais...
- 12/03/2014 Triptyque assina reforma de edifício que produzirá a sua própria energia no Rio de Janeiro
- 31/10/2013 CANTEIRO DE OBRAS TAMBÉM É LUGAR DE SAÚDE E BEM ESTAR
- 23/10/2013 Bioconcreto usa bactérias para curar-se sozinho de trincas
- 18/03/2013 PORCELANATO
- 28/02/2013 Bomba hidráulica
- 22/02/2013 Hidráulica para banheiros
- 24/01/2013 Segurança nas alturas
- 26/10/2012 Instalações elétricas provisórias
- 26/09/2012 Produção Organizada
- 24/08/2012 Dúvidas Frequentes
- 17/08/2012 Dúvidas frequentes
- 06/08/2012 Diário de Obra
- 10/07/2012 Verificações pré-concretagem
- 13/06/2012 Equipamentos
- 12/06/2012 Cálculo de empolamento e contração do solo
- 30/04/2012 Lean Construction
- 27/02/2012 Como calcular combustível para máquinas
- 13/02/2012 Fôrma perdida "quick jet"
- 09/02/2012 Piso de Madeira
- 01/02/2012 Fundações com hélice contínua
- 05/12/2011 O mercado de construção vertical ganha uma novidade...
- 29/11/2011 Construção civil contratou 24,9 mil novos empregos ...
- 24/11/2011 Mercado busca profissionais cada vez mais qualificados ...
- 17/11/2011 Construplena na Batimat.
- 28/10/2011 Eleições para o CRECI em 2012
- 28/10/2011 IGP-M de OUTUBRO 2011 fica em 0,53% - Reajuste Aluguel com pagamento em NOVEMBRO fica em 6,95%