Notícias

 


Lean Construction

30/04/2012



Uma nova mentalidade empresarial vem sendo aplicada no Brasil. Trata-se da cultura Lean. Também chamada de: Lean Facturing; Lean Production; Produção Puxada ou Modelo Toyota. O Lean Production é um sistema de produção desenvolvido a partir do modelo de gestão da Toyota Motor Company, empresa fundada em 1930 por Sakichi Toyoda.

As principais características desse modelo, no tocante às ferramentas e estratégias empresariais, foram desenvolvidas após a Segunda Guerra Mundial. Porém, mesmo antes da guerra, a empresa já se estruturava conforme a necessidade de atendimento aos seus clientes no Japão.

No início, a Toyota começou a pensar em termos de estoque com base na demanda imediata do cliente, em vez de usar um sistema que antecipa a demanda do mesmo. O Modelo Toyota se concentra em eliminar o estoque; reduzir os custos, com garantia da qualidade do produto e desenvolvimento e respeito pelas pessoas. A melhoria das pessoas, ou seja, dos funcionários consiste em desenvolvimento, preparação e motivação, pois é praticamente impossível atingir um nível adequado de aplicação da filosofia sem pensar no ambiente interno.

Este sistema é um método para eliminar integralmente o desperdício, que se refere a todos os elementos de produção que só aumentam os custos sem agregar valor. Por exemplo: excesso de pessoas, de estoques e de equipamentos. Consequentemente reverte-se no aumento da produtividade. A consequência de todos esses fatores melhora o desempenho das empresas e o sistema da qualidade incorpora-se ao trabalho normal dentro das organizações. Isso torna mais importante que cada mudança realizada traduz-se em melhorias, pois os envolvidos terão motivação para fazê-las.

O pensamento enxuto é uma forma de fazer cada vez mais com cada vez menos, ou seja, menos esforço humano, menos equipamento, menos tempo e menos espaço e aproximar-se cada vez mais de oferecer aos clientes exatamente o que eles desejam. Assim, o Lean Production tem sido utilizado pelas empresas produtivas e prestadoras de serviços como um diferencial competitivo para garantir sua participação de mercado e alavancar seus resultados. Ele pode ser aplicado dentro de qualquer empresa. Não é necessário ter linha de produção ou usar processos como o Kanban ou Just-in-time.

Ele parte do princípio de que são as pessoas que dão vida ao sistema, através do trabalho contínuo, comunicação, resolução de problemas e, consequentemente, crescimento junto da empresa. Isso já foi comprovado cientificamente e pelas grandes corporações. Agora chegou a vez deste investimento ser aplicado nas micro, pequenas e médias empresas. Principalmente para os empresários que querem a prosperidade de seus negócios.

Organização de canteiro
No Lean Construction, a redução na quantidade de processos é a solução para melhorar a organização de canteiro

Descarregamento preciso

Quando possível, os materiais devem ser descarregados já próximos ao seu local de uso, evitando-se o chamado “dois tombos”, que é o descarregamento em um local para posterior movimentação ao ponto de consumo. 

Planejamento de armazenamento e logística

Os profissionais que atuam no almoxarifado são informados sobre as compras efetuadas para monitorar as entregas e se antecipar a eventuais atrasos ou outros problemas. Com essas ações, os espaços para armazenamento dos materiais podem ser determinados previamente.

Extensão do canteiro

Apesar de ser um custo adicional, o aluguel de outro terreno para implementar ou estender a área do canteiro pode ser uma vantagem, por propiciar uma estrutura planejada. Além disso, com uma estrutura fixa, e não itinerante, evita-se desperdício de tempo físico e administrativo com as mudanças.

Agilidade na movimentação

Para se reduzir o número de viagens na distribuição dos materiais, pode-se estudar implementos específicos para as gruas visando agilidade na movimentação das cargas e, consequentemente, aumento na produtividade do equipamento. Também é uma opção desenvolver com o fornecedor soluções práticas para o transporte como, por exemplo, encaixes na placas pré-moldadas no lugar dos ganchos.

Monitoramento

O transporte interno de materiais é fiscalizado por checklists, integrantes de um programa de estoque mínimo estipulado no projeto de canteiro.

Materiais paletizados

Na construção enxuta tenta-se seguir o conceito “Just in time”, de chegada dos materiais na hora exata de sua necessidade, e, sempre que possível, já paletizados, para facilidade de movimentação.

 

Fontes: Revista Téchne- ABRIL 2012

              http://leanconstruction.wordpress.com/

 

 

 

 


Fotos Relacionadas


 

Triptyque assina reforma de edifício que produzirá a sua própria energia no Rio de Janeiro
Edifício de 21 andares será o primeiro empreendimento corporativo do Brasil a utilizar painéis fotovoltaicos na fachada para a produção de energia elétrica

CANTEIRO DE OBRAS TAMBÉM É LUGAR DE SAÚDE E BEM ESTAR
CANTEIRO DE OBRAS TAMBÉM É LUGAR DE SAÚDE E BEM ESTAR

Bioconcreto usa bactérias para curar-se sozinho de trincas
O Dr. Alan Richardson criou uma espécie de "bioconcreto", dotado de capacidade de autocicatrização.

PORCELANATO
VEJA...

Bomba hidráulica
Veja quais elementos, incluindo o nível de consumo, determinam a capacidade do equipamento que eleva a água até o reservatório superior de um edifício

Hidráulica para banheiros
Saiba como calcular o comprimento dos tubos e a quantidade de conexões e acessórios para instalações hidráulicas de sanitário

Segurança nas alturas
Conheça os sistemas de proteção coletiva que, em conjunto com os equipamentos de proteção individual, evitam a queda de pessoas e objetos da obra

Instalações elétricas provisórias
Risco de morte ocasionada pela eletricidade faz com que as exigências relacionadas à segurança sejam bastante rígidas e até redundantes. Saiba como evitar acidentes

Produção Organizada
Planejamento da obra requer projeto detalhado do canteiro e levantamento completo das informações acerca de equipamentos, materiais e perfil das equipes que trabalharão em cada etapa

Dúvidas Frequentes

Dúvidas frequentes
A revista equipe da obra do mês de agosto selecionou 50 perguntas sobre materiais, produtos e sistemas construtivos. Esse questionário foi levado para especialistas em cada assunto responderem. A finalidade é mostrar de forma simples e bem-ilustrada como funcionam os principais elementos que compõem uma obra.

Diário de Obra
Diário de obra pode ir além de mero cumprimento contratual e se tornar ferramenta de apoio na gestão da produção

Verificações pré-concretagem
Antes de lançar o concreto é preciso conferir se as fôrmas e os escoramentos estão travados, se os espaçadores, as armaduras e as instalações estão bem posicionadas.

Equipamentos
Conheça os principais cuidados para evitar embates com fornecedores, comprometimento do prazo e gastos desnecessários na locação. E mais: fichas detalhadas com os principais cuidados para sete tipos de equipamentos de canteiro

Cálculo de empolamento e contração do solo
Os volumes de terra medidos pela topografia são diferentes dos que precisam ser carregados no caso de aterros ou cortes no terreno. Confira como calcular a quantidade de caminhões e caçambas em serviços de terraplenagem

Lean Construction

Como calcular combustível para máquinas
Aprenda a estimar o consumo horário de gasolina ou óleo diesel usado nos grandes veículos de obras

Fôrma perdida "quick jet"
Tipo de fôrma perdida que está entrando no Brasil, o quick jet é um material leve que dispensa desenforma, mas seu uso precisa de planejamento prévio.

Piso de Madeira
Instalação de assoalho de madeira maciça.

Fundações com hélice contínua

O mercado de construção vertical ganha uma novidade...
As construtoras estão adequando seus apartamentos com churrasqueiras dentro do imóvel, ou seja, na sacada. Foto: Ed. Residencial Candeias do Bueno da Construtora Canadá O mercado de construção vertical ganha uma novidade churrasqueira à carvão com exaustão eficiente e adequada no quesito lazer. As construtoras estão adequando seus ao uso, garante a sucção da fumaça.

Construção civil contratou 24,9 mil novos empregos ...
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) registrou crescimento de 0,91% em empregos na construção civil no mês de setembro. O setor criou 24.977 novas vagas no mês.

Mercado busca profissionais cada vez mais qualificados ...
Novos cursos surgem para reduzir o déficit de profissionais capacitados na área. Objetivo é preparar o mercado para obras para a Copa de 2014.

Construplena na Batimat.
A Batimat é a maior mostra de equipamentos de construção, materiais e serviços da indústria.

Eleições para o CRECI em 2012
Ilustre Corretor, Próximo ano teremos eleições dos conselhos regionais de corretores de imóveis. Para cada eleição, os conselhos federais baixarão resolução específica para regulamentar a eleição. Segue Resolução 1.128 de 2009 para que fique inteirado sobre como funciona todo o processo eleitoral. Nela constam os critérios para registro de chapa, assim como possibilidades de impugnação etc.

IGP-M de OUTUBRO 2011 fica em 0,53% - Reajuste Aluguel com pagamento em NOVEMBRO fica em 6,95%
O Índice Geral de Preços ? Mercado (IGP-M) variou 0,53%, em outubro de 2011. Em setembro, o índice avançou 0,65%. Em 12 meses, o IGP-M elevou-se 6,95%. A taxa acumulada no ano é de 4,70%. O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.