Piso de Madeira
Instalação de assoalho de madeira maciça.
Também conhecidos como pisos de tábua corrida, os assoalhos de madeira são opção sofisticada e durável para o revestimento de residências. Produzidos a partir de diferentes tipos de madeira e em dimensões variadas, eles são compostos por uma camada estrutural de madeira maciça.
Desde os anos 1990, esse tipo de revestimento vem sendo cada vez mais utilizado em substituição aos tacos de madeira. O sistema de colocação também foi sendo modificado ao longo do tempo. Antigamente a instalação utilizava barrotes de madeira. Depois se passou a utilizar parafusos e cavilhas para fixação sobre o assoalho.
Com o avanço da tecnologia e a produção de assoalhos de madeira mais estáveis, tornou-se viável a instalação com cola à base de poliuretano (PU), inclusive em pisos com tábuas de até 20 cm de largura. "Esse método de instalação vem sendo bastante procurado por causa da maior agilidade e facilidade de instalação e do melhor resultado estético", afirma Dimas Gonçalves, diretor-executivo da IndusParquet. Ele conta que a instalação com cola permite a colocação de 30 m² de assoalho por dia, praticamente o dobro da velocidade de execução obtida no sistema convencional com parafusos e cavilhas.
O assoalho de madeira costuma ter vida útil longa, que pode chegar a 50 anos. Mas essa durabilidade depende inicialmente de uma correta instalação. Confira a seguir como ocorre a colocação de assoalhos de madeira com cola. No caso desse apartamento em São Paulo, foram utilizadas tábuas de 14 cm de largura.
FERRAMENTAS e EPI´s
Serra circular de meia-esquaria, plaina, furadeira, espátula denteada, haste batedora (para bater a cola), nível de bolha, trena, esquadro, escova, cola bicomponente (poliuretano), solvente (para retirar excesso de cola), aparelho de medição de umidade, martelo e pano para limpeza; luvas, óculos e protetor auricular.
Passo 1
Antes de iniciar a instalação do assoalho é preciso checar as condições do contrapiso, que precisa estar limpo, firme, sem partes soltas, com teor de umidade adequado e sem grandes desníveis. O ideal é que seja executado com camada de regularização composta de cimento e areia no traço 1:3 com pelo menos 3 cm de espessura.
Passo 2
Para fazer a avaliação do contrapiso são realizados alguns testes. Primeiro bate-se levemente com o martelo sobre a superfície para checar se está aderente e compacto.
Passo 3
Em seguida, esfrega-se uma escova de cerdas duras para checar a resistência superficial do contrapiso.
Passo 4
Um teste fundamental a ser realizado antes da colocação dos assoalhos é o de umidade. Para isso, o instalador utiliza um aparelho ligado a dois pregos presos no contrapiso que mede o teor de umidade da superfície.
Passo 5
Concluídos os testes, o instalador deve dar uma vassourada em toda a superfície para retirar eventuais partes soltas, resíduos e poeira.
Passo 6
Antes de iniciar a colocação das peças, marque a altura do assoalho nos batentes das portas. Você pode utilizar a própria tábua de piso para fazer essa medição.
Passo 7
Em seguida, corte os batentes com ajuda da serra. O objetivo é fazer com que o assoalho fique perfeitamente encaixado no vão das portas.
Passo 8
A instalação dos assoalhos é feita com cola, que deve ser aplicada em até 30 minutos depois de misturada. Por isso, as atividades devem ser planejadas. Os recortes necessários para ajustar o piso aos batentes das portas são realizados previamente. Com a ajuda de um lápis e de um esquadro, meça a tábua que deverá ser cortada.
Passo 9
Utilize a serra circular para fazer o corte na área demarcada.
Passo 10
Em seguida verifique se o encaixe do piso junto ao batente ficou perfeito.
Passo 11
Prepare a cola PU misturando os componentes conforme a orientação do fabricante. A cola utilizada nessa obra não contém água em sua composição e foi especialmente desenvolvida para colagens de madeiras de baixa e média densidade, tacos e parquetes.
Passo 12
Após conectar o batedor plástico à furadeira, inicie a agitação mecânica da cola. Misture bem o produto, especialmente o que fica nos cantos do recipiente. Não esqueça que todo serviço envolvendo a mistura e a aplicação da cola deve ser realizado com luvas.
Passo 13
Quando a mistura estiver bem homogênea é sinal de que a cola está pronta para ser despejada sobre o contrapiso. Lembre-se que o tempo "em aberto" da cola (em torno de 30 minutos) pode sofrer alterações de acordo com a temperatura ambiente.
Passo 14
O passo seguinte consiste em distribuir a cola com a ajuda da espátula denteada. Para a aplicação, faça movimentos circulares enérgicos, sempre comprimindo a cola contra o piso.
Passo 15
Fixe a primeira tábua de madeira sobre o contrapiso. Comece a instalação das chapas por uma fileira junto às paredes.
Passo 16
A madeira sofre movimentos de contração e dilatação ao longo do tempo. Por isso, é necessário deixar de 0,5 cm a 1 cm de espaçamento entre o piso e as paredes. Utilize cunhas de madeira para dar esse espaçamento e também para alinhar o piso.
Detalhe
Além da cola, as tábuas são presas entre si por encaixes macho e fêmea.
Passo 17
Continue a colocação das tábuas de madeira encaixando-as umas nas outras e pressionando-as contra a cola.
Passo 18
Utilize a linha para verificar o alinhamento das tábuas de madeira.
Passo 19
Os rodapés são fixados à parede com pregos. Para fazer a colocação desse acabamento, realize pequenos furos na peça com a furadeira.
Passo 20
Em seguida, utilize esses furos para fixar o rodapé à parede. Utilize pregos e martelo.
Passo 21
Após instalar todas as tábuas, verifique o espaço restante para a última fiada.
Passo 22
Em seguida, pegue uma tábua e, após fazer todas as medidas, corte-a com a serra circular no tamanho exato para preencher o vão restante.
Passo 23
Coloque a última fileira de assoalho no vão.
Passo 24
Em seguida, utilize as cunhas para empurrar e encaixar as peças, bem como para dar o espaço necessário para dilatação da madeira. Sem isso podem ocorrer problemas e deformidades no piso.
Passo 25
Após a aplicação do piso, deve-se limpar imediatamente a superfície com solvente, pois a remoção de resíduos de cola fica difícil após a secagem completa. O solvente deve ser desenvolvido para este uso para não danificar a madeira. O ideal é fazer essa limpeza a cada 9 m2 de piso instalado.
Passo 26
O assoalho está pronto. Observe que, na obra fotografada, optou-se por executar o piso linear, sem emendas ou soleiras na passagem de ambientes.
Matéria Retirada da revista Equipe da obra - Edição 42
Veja mais...
- 12/03/2014 Triptyque assina reforma de edifício que produzirá a sua própria energia no Rio de Janeiro
- 31/10/2013 CANTEIRO DE OBRAS TAMBÉM É LUGAR DE SAÚDE E BEM ESTAR
- 23/10/2013 Bioconcreto usa bactérias para curar-se sozinho de trincas
- 18/03/2013 PORCELANATO
- 28/02/2013 Bomba hidráulica
- 22/02/2013 Hidráulica para banheiros
- 24/01/2013 Segurança nas alturas
- 26/10/2012 Instalações elétricas provisórias
- 26/09/2012 Produção Organizada
- 24/08/2012 Dúvidas Frequentes
- 17/08/2012 Dúvidas frequentes
- 06/08/2012 Diário de Obra
- 10/07/2012 Verificações pré-concretagem
- 13/06/2012 Equipamentos
- 12/06/2012 Cálculo de empolamento e contração do solo
- 30/04/2012 Lean Construction
- 27/02/2012 Como calcular combustível para máquinas
- 13/02/2012 Fôrma perdida "quick jet"
- 09/02/2012 Piso de Madeira
- 01/02/2012 Fundações com hélice contínua
- 05/12/2011 O mercado de construção vertical ganha uma novidade...
- 29/11/2011 Construção civil contratou 24,9 mil novos empregos ...
- 24/11/2011 Mercado busca profissionais cada vez mais qualificados ...
- 17/11/2011 Construplena na Batimat.
- 28/10/2011 Eleições para o CRECI em 2012
- 28/10/2011 IGP-M de OUTUBRO 2011 fica em 0,53% - Reajuste Aluguel com pagamento em NOVEMBRO fica em 6,95%